Notícias

Companhia Melhoramentos: 122 anos de qualidade

Companhia Melhoramentos: 122 anos de qualidade

Empresa comemora 122° aniversário, foco da empresa nos últimos anos foi o desenvolvimento sustentável

A Companhia Melhoramentos celebra 122 anos em setembro, neste período, um dos grandes objetivos da empresa foi evidenciar as práticas de sustentabilidade utilizadas em suas operações no mercado editorial, plantio de árvores, na fabricação de fibras de alto rendimento e desenvolvimento urbano. Em 2009, o conglomerado iniciou seu processo de certificação florestal e industrial, tendo conquistado em maio de 2011 o reconhecimento internacional da Forest Stewarship Council – FSC, pelo seu manejo florestal e pela sua cadeia de custódia, de acordo com rígidos princípios e critérios da entidade, recebendo assim o selo ambiental. Sempre com o comprometimento no desenvolvimento de produtos e atividades com dedicação e qualidade, a Melhoramentos criou um Comitê de Sustentabilidade, que discute as práticas sustentáveis e implementa ações aprovadas pelas câmaras técnicas que compõem o comitê.

Dentre essas ações, estão os investimentos no desenvolvimento de comunidades próximas as suas unidades. Em Minas Gerais os investimentos superam os 43 milhões de reais e fazem parte do processo de expansão da unidade localizada em Camanducaia, no Sul do estado, que servirá para aumentar a capacidade de produção de fibras para 90 mil toneladas anuais, gerando mais renda e novos empregos aos cidadãos, atingindo cerca de 20% do PIB local. Em Caieiras, na Grande São Paulo, a empresa participa de projetos sociais, como o Painel Consultivo Comunitário 2012 – “Plantar para Preservar”, que atua na conscientização ambiental, de saúde, segurança, e cidadania junto a comunidades locais. A Melhoramentos recebeu em seu Viveiro de Mudas alunos, pais e professores proporcionando a todos uma avaliação sobre o impacto das ações realizadas pela população no desenvolvimento sustentável.

“Estamos otimistas! Aguardamos para 2013 um crescimento do mercado de embalagens acartonadas e, em especial, do mercado de papeis tissue, onde temos um nicho a ser explorado. Com o início da nova linha adquirida previsto para o primeiro trimestre de 2013, teremos mais um grande ano.”, afirma Sesiki, superintendente da Companhia.

Acompanhando o sólido trabalho da Companhia Melhoramentos, a Editora Melhoramentos se distingue no mercado editorial brasileiro pelo pioneirismo das obras, dos autores e dos avanços editoriais aos quais se dedica. Em 1990, lançou o primeiro dicionário eletrônico no Brasil. Em 2009, lançou o primeiro dicionário para leitura em iPhone, iPad e iPod Touch do País. Em 2010, disponibilizou para estes suportes as primeiras obras de literatura infantil nacional. A editora também participa do apoio comunitário com doação de diversos de livros à biblioteca da Escola Rural Particular Alice Weiszflog, que atualmente conta com 142 alunos matriculados e, de 1967 até hoje, a escola já atendeu 7.725 crianças da região de Camanducaia.

As obras de literatura infantil, juvenil e de apoio escolar representam 55% do faturamento da editora; 35% diz respeito às obras de referência. O catálogo de Gastronomia e culinária representa 10%. A Melhoramentos lança ainda obras de peso no mercado internacional, sendo seus dois maiores programas de exportação de direitos autorais, as obras dos autores Ziraldo e José Mauro de Vasconcelos. “2013 será uma ano diferenciado uma vez que deve marcar um divisor de águas entre livros tradicionais e livros eletrônicos, os e-books. Já tivemos uma amostragem do que serão estes mercados com nossa experiência com ao aplicativos de dicionários e agora passaremos aos livros de culinária  para finalmente chegarmos a um formato ideal para os livros infantis, formato este que ainda está sendo discutido no mundo inteiro. Na última Bienal de São Paulo, que apresentou ótimos resultados seja de vendas, seja de relacionamento com nossos clientes intermediários e finais, já pudemos sentir o grande interesse do mercado por estas novas mídias”, afirma Breno Lerner, superintendente da Editora Melhoramentos.

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.