Florestal

A Melhoramentos Florestal desenvolve suas atividades de silvicultura em três unidades de manejo: em Caieiras (SP), onde ocupa uma área de quase 5 mil hectares; na fazenda Levantina, em Camanducaia (MG), com aproximadamente 12 mil hectares; e em Bragança Paulista (SP), com 650 hectares.

O manejo do eucalipto é realizado com mudas produzidas no viveiro de Caieiras, utilizando as mais  recentes técnicas de biotecnologia com o  processo de clonagem  na origem de 80%. Na fazenda Levantina, em Camanducaia,  é realizado o manejo do Pínus e do Eucalipto, para abastecer sua industria de Fibras de Celulose de Alto Rendimento – TGW (Thermo Ground Wood), BTGW (Bleached Thermo Ground Wood) e Neolux.

A Companhia planta árvores desde a sua fundação e anualmente investe R$ 9  milhões em reflorestamento, além disso, mantém a flora e fauna nativas nos mais  de 5 mil hectares da fazenda Levantina.

O turista que viaja para a cidade serrana de Monte Verde (MG), logo na entrada da cidade, avista a fazenda Levantina, uma imensa floresta que emoldura a cidade. Os esquilos vistos na praça central são habitantes da  floresta e, na alta temporada, com o movimento de turistas, saem em busca de alimentos.

A Melhoramentos Florestal recebeu, em 2011,  a certificação do Forest Stewardship Council® (FSC®). Uma organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas, atestando que a empresa cultiva florestas e utiliza insumos extraídos dela de forma responsável em sua produção.

O selo verde tem reconhecimento público no mercado nacional e internacional e tem grande importância para a Melhoramentos, pois é a garantia de que a empresa prima por sua responsabilidade socioambiental. Para conceder o selo ambiental, o FSC® e seus certificadores autorizados realizam uma auditoria e avaliam se o manejo é realizado de forma responsável, levando em conta aspectos ambientais, sociais, trabalhistas e econômicos.

Sobre o FSC®

O Forest Stewardship Council® (FSC®) é uma organização internacional que une as pessoas a fim  de  buscar soluções que promovam o manejo responsável das florestas do mundo. É a única organização a estabelecer padrões globais no gerenciamento florestal. O sistema FSC® garante de maneira independente uma cadeia de custódia desde a floresta até os pontos de venda.

Resumo Público:

Levantina

Santa Marina

Caieiras – 2014

Política de Desenvolvimento Florestal

Resumo Público de Manejo Florestal – 2015

Os comentários estão encerrados.