Notícias

Outubro marca a chegada da 8ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde

Fazendo parte do distrito de Camanducaia (MG) e localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade de Monte Verde é roteiro certo para quem busca uma viagem com belas paisagens e ricas opções gastronômicas. Durante todo o ano a cidade conta uma agenda atrativa e, neste mês, é a vez do Festival Gastronômico. O festival chega a sua oitava edição e será realizado entre os dias 18 a 29 de outubro. Ao total 39 estabelecimentos como restaurantes, chocolaterias, produtores orgânicos e chefs de cozinha.

Neste ano o Festival Gastronômico contará com degustações e conteúdo informativo, oferecendo interatividade entre público presente e estabelecimentos participantes. O Espaço Gastronomia será a sede de palestras, workshops, debates e harmonizações de bebidas e pratos. A entrada será gratuita, mas contará com um limite de público. Já estão confirmados chefs como Breno Lerner, Heyttor Barsalini, os gêmeos Juliano e Fernando Basile, além dos chefs locais Ari Kespers, Sonia Kohen e Thiago Blanes.

Para a oitava edição do festival foi escolhido como tema os “Sabores e Saberes da Serra”, fazendo uma forte alusão às riquezas da culinária da Serra da Mantiqueira, famosa pelas formas de preparo em forno à lenha, ou com o uso de ingredientes típicos e pouco explorados como as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Entre a programação de palestras e debates estão temas como Panificação, Confeitaria e Culinária Moderna sempre baseadas entre apresentações e historias resgatadas. “No ano passado falamos sobre os Sabores de Minas e percebemos que a riqueza desta região ainda daria muito assunto. Por isso, neste ano, resolvemos falar mais especificamente da região da Mantiqueira, onde Monte Verde se encontra”, comenta Tiago Mentor, curador do evento.

Com apresentação da Melhoramentos Florestal, e patrocínio dos Laticínios Catupiry, Casa Flora e Cerveja Paulaner, o Festival é realizado pela Comissão Comunitária de Eventos e pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV). Abaixo segue a programação completa:

8° Festival Gastronômico de Monte Verde

- 18 de outubro (14h30) – Oficina “Delícias de Polvilho” com a equipe de Conceição dos Ouros, principal produtor de polvilho.
- 19 de outubro (14h30) – Oficina sobre PANCs, com os Chefs Juliano e Fernando Basile de Gonçalves M.G.
- 20 de outubro (14h30) – Aula prática sobre pães com Carlinhos e Gleice (Pães Caseiros Meu e da Gleice) e sobre bolos com Alessandra Lippi. “Brunch Caipira”.
- 21 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra: Mergulho no Pirão” com o Chef Heyttor Barsalini, de Ubatuba.
- 22 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Sommelier Alexandre Levi da Mistral Verde.
- 23 de outubro (14h30) – Oficina “Comidas da serra” com os chefs Sonia Kohen, Thiago Blanes e Cida Lemos de Monte Verde, apresentação Tiago Mentor.
- 24 de outubro (9h) – Atividade infantil “Paçoca de São João”. com Tiago Mentor Local: Escola Araucária.
- 24 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Beer Sommelier Rafael dos Santos Lima. Local: Arsenal da Cerveja, Av. Monte Verde, 858
- 25 de outubro (14h30) – Oficina Saudavelmente Requintado com a Chef Graziela Coutinho.
- 26 de outubro (14h30) – Oficina com o Chef Ari Kespers e convidados.
- 26 de outubro (14h30) – Atividade Infantil com Guinho. Local: Escola Melhoramentos.
- 27 de outubro (14h30) – Oficina com a empresa Catupiry.
- 27 de outubro (10h00) - Atividade infantil com o Guinho.
- 28 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra, Fondues e Racletes”, com o Chef Breno Lerner de São Paulo.
- 29 de outubro (14h30) – Oficina com Fernando Tadeu do Canal Rango de São Paulo

Serviço:

8° Festival Gastronômico de Monte Verde

Período: 18 a 29 de outubro de 2017

Local: Município de Camanducaia – Monte Verde – Minas Gerais

Endereço: Instituto Albert Rodrigues – IAR – Rua Junípero 5A (Exceto quando informado outro endereço)

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.