Melhoramentos registra aumento de 49% em receita líquida comparado à 2020 e planeja consolidar sua recuperação em 2022 de forma consistente

Destaques da empresa em 2021:

• Novo posicionamento estratégico da empresa no mercado, sob novo modelo de gestão;

• Investimentos em 2021 aumentaram 163% em relação a 2020 em pessoas, tecnologia, processos e produtos;

• O EBITDA do ano passado indica que a empresa está muito próxima do turnaround e de uma geração de caixa positiva. Para 2022, a expectativa é consolidar sua recuperação de forma consistente.

• O resultado da empresa em 2021 foi melhor que o registrado no período pré-Covid.

• ‘Melhores empresas do setor de Papel e Celulose do Brasil’ – revista Exame – edição especial Melhores e Maiores;

• 148 quilômetros quadrados de florestas plantas

• 819 nascentes de água protegidas por áreas nativas;

• 90% do consumo provém exclusivamente de fontes renováveis;

• 27,3 milhões de m2 de florestas de alto valor de conservação (FAVC).

São Paulo, 09 de março de 2022 – No ano em que anunciou a renovação do seu posicionamento estratégico no mercado (2021), a Melhoramentos – companhia de capital aberto que atua diretamente ou por meio de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário – aponta um crescimento de 49% na receita líquida em relação a 2020 e 23% maior que a registrada no período pré-Covid (2019), com uma atuação ainda mais orientada para produtos que trazem impacto positivo para o meio ambiente, ampliação da cultura e educação no país e desenvolvimento socioeconômico responsável.  

Sob novo modelo de gestão, regido por uma governança corporativa independente, a empresa elevou seus investimentos em pessoas, produtos, processos e tecnologia, um avanço de 163% em relação a 2020. O EBITDA do ano passado indica que a empresa está muito próxima do turnaround e de uma geração de caixa positiva. Para 2022, a expectativa é consolidar sua recuperação de forma consistente. O melhor desempenho por área de negócio foi o da unidade Florestal, seguida da Editora e Desenvolvimento Imobiliário. 

Desde 2019, o ponto de partida foi a transformação cultural focada em seus colaboradores. “Para 2022, a meta é continuar a fazer da Melhoramentos a melhor experiência profissional para nossos mais de 350 colaboradores”, destaca o CEO Rafael Gibini. 

A empresa realizou em 2021 a primeira Pesquisa de Clima, com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores com relação a nove grandes dimensões: empoderamento, reconhecimento & feedback, satisfação, bem-estar, conexão com os colegas, conexão com líder, crescimento pessoal, cultura e embaixadores e satisfação. Os resultados da pesquisa vão orientar novas ações e iniciativas para a empresa atingir a nota máxima em cada dimensão, desde o apoio e monitoramentos dos colaboradores nos períodos mais críticos da pandemia a ações que motivam a integração entre equipes e gestores. 

 

Relatório de Sustentabilidade 

Também em 2021, a Melhoramentos divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2020, destacando seu crescimento sustentável e responsável. Desenvolvido no padrão GRI (Global Reporting Initiative), o documento destaca a nova estratégia corporativa da Melhoramentos, alinhada aos princípios ESG, com o foco em apoiar a agenda global e intensificar o impacto positivo para colaboradores, comunidade e meio ambiente.  

A redução do consumo de energia elétrica está entre suas prioridades no plano de crescimento. Em sua unidade de Camanducaia (MG), a empresa conseguiu uma reduzir em 20,8% do consumo de energia elétrica no processo de desfibramento da madeira, uma das etapas para a extração e produção da fibra de alto rendimento, usada na fabricação do papel cartão, matéria prima essencial para o setor de embalagens. 

Segundo Rafael Gibini, a preservação do meio ambiente é a base do negócio da Melhoramentos, por isso os controles realizados são rigorosos e vão além da legislação brasileira. A empresa passa por constantes e rigorosas certificações, como 100% FSC® (Forest Stewardship Council®) que atesta que toda a madeira e o processo são certificados, comprovando a qualidade do manejo florestal estendido por sua cadeia de custódia, ISO entre outras. Além disso, possui diversas iniciativas voltadas à sustentabilidade, entre elas: Monitoramento e Preservação de Nascentes; Preservação das Florestas de Alto Valor de Conservação; Estudos e Monitoramentos Socioambientais; Monitoramento de Potabilidade; Eco Melhor entre outras. 

“O compromisso de preservar florestas, de onde extraímos nossa principal matéria prima, é nossa melhor forma de contribuir para redução dos impactos que alteram o clima do planeta”, complementa o CEO.  

A empresa tem aprimorado suas atividades de exploração e manutenção racional das florestas plantadas– também conhecidas como silvicultura. O patrimônio ambiental da Melhoramentos abrange hoje uma área de 148 quilômetros quadrados, superior à extensão de quase mil cidades brasileiras. Nesse perímetro, estão 819 nascentes de água protegidas por áreas nativas. E um total de 27,3 milhões m2 de florestas de alto valor de conservação (FAVC). 

Além do alto percentual de áreas nativas preservadas pela empresa (50%), também chama a atenção a baixíssima emissão de poluentes (0,9% de tudo que é produzido pela companhia), com volume muito maior de remoções na comparação com todas as emissões. Atualmente, quase 90% do consumo da Melhoramentos provém exclusivamente de fontes renováveis.  

 

Tecnologia de ponta 

Em paralelo, a empresa tem incrementado o uso de recursos tecnológicos de ponta no planejamento e acompanhamento da colheita florestal. São aplicativos de localização e rastreamento, plataformas com imagens de satélite, sistemas de gestão florestal e drones com câmeras que, além de monitorarem a silvicultura, fazem o gerenciamento do combate a incêndios florestais.  

Por sua vez, o corte das árvores em suas propriedades obedece aos princípios de um manejo certificado que respeita os ciclos das espécies e ajuda a manter o solo saudável, minimizando os impactos para o meio ambiente.

Macaco muriqui-do-sul – primatas mais raros e ameaçados de extinção – é identificado em reserva florestal da Melhoramentos, com mais de 200 espécies catalogadas. 

No início de junho de 2021, biólogos e especialistas em Zoologia contratados pela Melhoramentos fizeram o registro do macaco muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), um dos primatas mais raros e ameaçados de extinção e considerado o maior macaco das Américas, numa área de floresta nativa protegida pela empresa, na região de Monte Verde em Camanducaia, sul de Minas Gerais. 

Há anos a Melhoramentos realiza o monitoramento da fauna local, em suas áreas preservadas, e já tem catalogada mais de 200 espécies, entre mamíferos, aves répteis, anfíbios e peixes.  

 

Escola Alice Weiszflog, da Melhoramentos: 73 anos, mais de 10 mil crianças formadas

Inaugurada em 1948, a Escola Rural Particular Alice Weiszflog criada e mantida pela Melhoramentos é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG), onde a empresa mantém sua unidade de produção e já formou mais de 10 mil crianças desde sua inauguração. Totalmente gratuita para os alunos, a Escola Alice Weiszflog foi criada inicialmente para atender aos filhos dos colaboradores da Melhoramentos, porém ao passar dos anos, a empresa ampliou o atendimento para oferecer formação educacional às crianças da região, que atualmente representam 85% dos alunos da rede de ensino local. 

A instituição é mantida pela Melhoramentos e, em parceria com a prefeitura Municipal de Camanducaia, contribui com a contratação do corpo docente, materiais escolares e acesso à educação para as crianças até o 5º ano. Além disso, a empresa cede a estrutura da escola para que a prefeitura também possa atender alunos do 6º ao 9º ano. 

“A Melhoramentos é uma empresa cidadã e busca em suas ações a ecoeficiência e a minimização dos impactos sociais e ambientais, acima das exigências legais. Nossas diretrizes e estratégias apontam que o negócio só será positivo para nós se for igualmente para todos os nossos stakeholders. Portanto, vamos caminhar rumo à inovação de forma responsável, transformadora e, principalmente, cada vez mais sustentável. É dessa forma que vamos construir a empresa do amanhã”, conclui Rafael Gibini.  

 

Sobre a Melhoramentos 

A Companhia Melhoramentos de São Paulo, é uma companhia de capital aberto que atua, diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário. 

A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos.

Fundada há 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP). Para mais informações, acesse: www.melhoramentos.com.br

 

Informações à imprensa – Melhoramentos: 

Pitchcom Comunicação 

Daniela Penna I (11) 94145 6532 – daniela.penna@pitchcom.com.br 

Isadora Leone | (11) 98445-3985 – isadora.leone@pitchcom.com.br 

Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 – andrea.cipriano@pitchcom.com.br 

Escritório Central

R. Tito, 479 • 2ºand. • Vl. Romana
Cep.: 05051-000 • São Paulo/SP
Cx. Postal.: 729 • Cep: 01031-970
Tel.: (11) 3874-0400

Copyright ©2023 Melhoramentos - Todos os direitos reservados.