RPPN
Parque Levantina

A Reserva Particular do Patrimônio
Natural da Melhoramentos

Entre as cinco maiores do estado de Minas Gerais
e uma das maiores do país

Parte de nossa propriedade localizada na deslumbrante Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia, distrito de Monte Verde (MG), é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), considerada a quinta maior do estado e uma das maiores do Brasil. Nosso objetivo com essa condição territorial é assegurar a preservação de 23 milhões de m2 de Mata Atlântica, o equivalente a 2.300 campos de futebol, protegendo sua fauna, flora e toda sua biodiversidade.

A RPPN Parque Levantina foi voluntariamente criada pela Melhoramentos em uma área que já fazia parte de sua propriedade, adquirindo o status de uma área perpetuamente destinada à preservação.

Nossas propriedades já são reconhecidas por um manejo exemplar, obtendo selos internacionais de reconhecimento como o FSC® (Forest Stewardship Council®) – Código de Licença: FSC-C102403. As práticas de conservação das matas nativas, a criação de corredores para animais e a proteção das nascentes em nossas propriedades têm possibilitado o aparecimento de espécies raras e ameaçadas de extinção em nossas florestas. Recentemente, biólogos registraram a presença do macaco Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), um dos primatas mais raros e ameaçados de extinção, considerado o maior macaco das Américas, na área da RPPN Parque Levantina.

A RPPN também está em consonância com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integrados à estratégia da nossa empresa, que são: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas e ODS 15 – Vida sobre a Terra.

Melhoramentos - 133 anos de conservação
da natureza como propósito

A palavra “ecologia” ainda era pouco utilizada em 1922, mas na Melhoramentos, sob a liderança de Alfried Weiszflog, já era uma prioridade. Quando consultado sobre a decisão entre comprar um terreno urbano para a sede da empresa ou a Fazenda Levantina para o plantio de florestas, Weiszflog optou pela floresta, porém ressaltou a importância de cuidar do que já estava lá: dos rios, dos animais, das árvores e da mata nativa.

O reconhecimento da RPPN Fazenda Levantina está diretamente alinhado com o propósito da Melhoramentos desde a sua fundação, que é preservar e proteger o meio ambiente e as nossas florestas. Alfried Weiszflog, já antecipava a vocação sustentável da empresa ao estabelecer novos caminhos, por meio da produção de fibras de alto rendimento e com consciência ambiental.